menu topo

menu imagem

02/02/2016

Jovem cristão e a faculdade


Olá pessoal.

Muito tempo passou, mas agora estou de volta.

Nesses últimos anos que se passaram muita coisa aconteceu e uma delas é eu ter mudado de Araputanga-MT para Sinop-MT com a finalidade de cursar a faculdade no curso de Letras pela UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso) e toda essa mudança gerou muitas novidades na minha vida, diversas experiências e muito aprendizado no meu caminhar com Deus ao qual falarei no blog em forma de crônicas ou textos e um dos assuntos que martelam na minha mente para começar a falar é a questão do jovem cristão na faculdade.

Durante a adolescência e o início da juventude podemos ver o quanto os jovens são apaixonados por Deus seguindo um ministério e vivendo uma vida integra diante de Deus e da sociedade, porém podemos reparar um grande número de jovens se afastando da presença de Deus após ingressarem na faculdade. Existe um número alarmante nas estáticas que apontam esse fator e isso me deixa muito entristecida e mais triste ainda é ouvir é que tudo isso é uma fase.

Uma coisa sei é que fase a gente passa em jogos de videogames, tipo, um exemplo muito clássico é o Super Mário. Quando ele consegue passar a fase é muito legal e ele passa para a próxima, mas sempre chega um momento em que o pulo dele não é tão alto e ele cai do precipício, alguns daqueles bichinhos triscam nele e acabam com suas vidas ou até mesmo aqueles monstrinhos que cospe fogo e acaba matando o personagem. Infelizmente na nossa vida também é assim passamos por uma fase ou não e diferente do jogo não tem como reiniciar e jogar novamente.

Antes de iniciar a faculdade já ouvi de amigas diversas frases que realmente me fez chegar a esse assunto e gostaria de citar duas delas:

“A faculdade afasta muito nós jovens do caminho de Deus”
“Eu nunca curti o mundo agora eu quero aproveitar”


Essa frases eu não ouvi de desconhecidos e sim de amigas que andavam na presença de Deus fazendo sua vontade e o servindo. Ouvir essas palavras me fez pensar se valia mesmo a pena o jovem cristão ir para faculdade, porém no mesmo instante lembrei de outras amigas minhas que foram estudar longe dos pais e jamais abandonaram o caminho de Deus por causa da faculdade ou até mesmo de algum outro motivo. Pensando nisso eu compreendi que os jovens que acabam se afastando tem diversos fatores para cometer tal ato e um deles que me veio naquele momento é que não são ou nunca foram firmados na rocha que é Cristo. Quando você está realmente firme na presença de Deus nada pode te abalar ou até mesmo mexer com suas estruturas, assim como aquele homem que construiu sua casa na rocha. O jovem cristão precisa estar firmado na verdade e consciente de quem ele é em Deus só assim ele resistirá no dia mau. 

"Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mateus 7:24-27

3 comentários:

  1. "E por se multiplicar a iniquidade, a fé de muitos esfriará"

    ResponderExcluir
  2. "E por se multiplicar a iniquidade, a fé de muitos esfriará"

    ResponderExcluir

Poderá Gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo